meu cesto
Subtotal: 0,00€
Checkout
Entregas e devoluções gratuitas em 24h
Entregas e devoluções gratuitas em 24h
Top / Blog / O que é kung-fu?

Kung Fu功夫 (gōngfū) , também chamado de Wushu 武术(wǔshù) , é uma arte marcial chinesa, utilizada como autodefesa e como cultura, com uma dimensão espiritual que exige concentração e autodisciplina.

É um combate normalmente comparado ao Karatê ou Taekwondo devido às suas técnicas de mãos e pés, sendo o Kung Fu a Arte Marcial mais antiga.

É composto por duas palavras chinesas: Gong, referindo-se ao trabalho, habilidade e perseverança, e Fu, referindo-se ao homem e à maestria. Como um todo, significa alcançar a excelência através da repetição e do hábito.

História do Kung Fu

O Kung Fu remonta à sociedade primitiva, adquirindo os movimentos da caça.

Porém, sua origem remonta ao ano 527, quando um monge budista vindo da Índia, chamado Bodhidharma, visitou o mosteiro Shaolin. Foi lá que ele mostrou aos demais monges 18 movimentos para uma boa saúde, conhecidos como “18 LuoHan”, que mais tarde resultaram em 24 movimentos.

A partir da Dinastia Tang, o Kung Fu foi incorporado em diversos países asiáticos, resultando em outras artes marciais como o kickboxing, o caratê, o judô ou o aikido.

Após a fundação da República Popular da China, os mestres de Kung Fu migraram para cidades como Hong Kong ou Taiwan para desenvolver os seus conhecimentos.

Durante a Revolução Cultural na China, os Guardas Vermelhos destruíram qualquer tipo de tradição chinesa, produzindo uma mudança radical nas artes marciais e ligando-as à tendência maoísta. A Comissão Estadual de Cultura Física e Esportes foi criada para controlar as diversas artes e esportes. É aí que surge o Wushu, com movimentos adaptados do kung-fu tradicional.

No resto do mundo, tornou-se popular na década de 70 graças aos filmes de Hollywood.

Como aprender Kung Fu

Diferentemente do que muitos pensam, Kung Fu não se trata apenas de luta, mas de um estilo de vida que desenvolve corpo, mente e alma. Não se trata de vencer o adversário, mas sim de fazer retrospecção para conseguir controlar e unir corpo e mente. Por isso é preciso ter calma e não prosseguir o combate, travando-o apenas para poder se defender de alguma ameaça.

Para uma pessoa “ter Kung Fu”, ela deve dominar uma ação ao longo do tempo.

No Kung Fu é necessário ter um bom equilíbrio e coordenação tanto do esqueleto quanto dos músculos, concentrando a mente e evitando qualquer tipo de distração.

Estilos de Kung Fu

Dentro do Kung Fu, existem diferentes estilos que se diferenciam pela origem geográfica e pelo tipo de treinamento.

Para que serve o Kung Fu?

O Kung Fu é uma das artes marciais mais completas, incluindo movimentos de ataque e defesa, utilizando todas as partes do corpo e desenvolvendo a concentração.

Porém, como já mencionamos anteriormente, o Kung Fu não é apenas uma arte marcial. Ensina-nos múltiplas qualidades como respeito, equilíbrio, confiança ou igualdade, e para alcançar o sucesso na sociedade.

Se você quiser saber se o Kung Fu é adequado para você, terá que demonstrar dedicação e disciplina.

Nem todas as pessoas avançam ao mesmo tempo, depende das capacidades físicas e psicológicas de cada pessoa. Portanto, é muito importante fazer um esforço de corpo e alma para poder seguir em frente.

Se você procura paz interior, é uma ótima oportunidade para entrar no maravilhoso mundo do kung fu.

Para começar a praticar, descubra o nosso catálogo online de Kung Fu onde encontrará todo o equipamento como fatos de Kung Fu, luvas de cobra, sapatos de Kung Fu ou sabres.

Distribuidores

POR QUE COMPRAR EM POR QUE COMPRAR EM Estilo MMA ? ?

Legal
  • Termos de compra
  • Política de cookies
  • Aviso Legal
  • Política de Privacidade
Informação
  • Envio e devoluções
  • Métodos de pagamento
  • Desconto fidelização
  • Mapa do site

Conecte-se

Lembrar password

nova conta
Ao criar uma conta, você pode fazer compras rapidamente verificar o estado dos seus pedidos e ver as suas operações anteriores.
Criar nova conta
Se você fizer o pedido antes das 17h, receberá no próximo dia útil.