Quão difícil é escolher um quimono? Bem, é, ou pelo menos se você não tiver as informações necessárias. Não se trata apenas de escolher o que você mais gosta; existem muitas variantes que podem ser influenciadas por pequenos detalhes. É por isso que recomendamos que você leia esta entrada com atenção antes de fazer uma compra, para saber o que eles encontrarão quando tiverem todos os modelos de quimono na frente.
Como sempre acontece quando ele está prestes a comprar equipamentos esportivos, a primeira pergunta a responder é o porquê? já que o treinamento, a competição ou o clima em que o esporte ocorre não são os mesmos. Então, primeiro damos a eles instruções para saber para o que usarão o quimono. Depois que esse ponto for resolvido, você deve pensar em uma quantidade estimada de dinheiro que planeja gastar; O modelo, a marca e a qualidade do quimono dependerão disso.
Agora estamos prontos para entrar em detalhes e avançar com esse processo de seleção. Começaremos fornecendo informações sobre projetos. Se eles fizeram o dever de casa, já sabem o que precisam para o quimono.
Treinamento: Começaremos chamando o quimono de treinamento GI. Nesse caso, não há restrições de cores, bordados, remendos ou impressões. Eles podem escolher o design que melhor os identifica, representa ou com o qual se sente mais identificado. Algumas cores têm significados pessoais; portanto, sendo um soldado apenas para treinamento, você pode escolher a cor que preferir.
Competição: A IBJJF é a entidade reguladora do esporte e são eles que decidem as cores a serem usadas nas competições oficiais, são elas: branco, preto, azul e azul royal. Esta informação é de extrema importância se você deseja competir. Pedimos que você tome cuidado com a escolha do azul royal, pois muitas vezes é confundido com o azul marinho; cor que não é permitida nas regras da competição
Quanto ao tecido do quimono, estes são classificados em três materiais e modelos, cada um com suas características:
Single Wave, eles são feitos com menos algodão e são cada vez mais leves. O positivo é que, sendo mais leve, nas competições em que a pesagem é feita com o quimono, é útil para os lutadores que seguem com o peso certo. Além disso, são ideais para uso em locais onde o clima é quente. O negativo, o material é menos resistente, portanto, tem menos durabilidade e pode favorecer o rival em termos de alças e posições de controle.
Double Wave, eles têm mais algodão em sua construção, tornando-os mais pesados, mas duráveis e resistentes ao mesmo tempo. O positivo, além de sua resistência, é que o retalho é mais duro e isso ajuda a dificultar o oponente de se estrangular ou manter uma posição segura. O negativo é que seu preço é mais alto.
Depois, há Gold Wave, Pearl Wave, que variam em peso, preço e marca. E seria mais uma questão de preferência pessoal, mas nenhuma deve ser um fator significativo no desempenho durante o combate.
Quanto às calças, só temos dois modelos:
Broca de algodão; É um tecido de algodão forte e firme. Eles são frescos e duradouros, mas tendem a aumentar seu peso com o suor.
RipStop; É o mesmo tecido de que são feitas calças militares e até pára-quedas. São leves, frescos, resistentes e dissipam a umidade.
Os tamanhos mais utilizados são A0, A1, A2, A3, A4 e A5, cobrindo de 50 kg a 125 kg. Existem algumas marcas que produzem quimonos menores para crianças. Uma coisa a ter em mente é que o algodão tende a encolher com lavagens. É por isso que recomendamos lavar com água fria e secar ao ar livre. Dependendo da qualidade do quimono, serão as polegadas em que ele diminui.
Finalmente, queremos deixar algumas dicas para prolongar sua vida útil. Principalmente, sempre evite que fique molhado; É melhor pendurá-lo ao ar livre ao ar livre após usá-lo e, se possível, usar lycra sob o quimono para que seja isso que absorva o suor. Nunca deixe seu quimono ao sol, isso danificará o tecido e removerá a cor.